Antes de entrarmos no assunto principal da matéria é bom saber que o Clareamento Dental é um tratamento estético e conservador que melhora a cor de dentes escurecidos.
Esse tratamento gera inúmeras dúvidas como: Ele realmente funciona? Dura quanto tempo? Dói muito? Qual das técnicas dói mais? Posso tomar vinho durante o tratamento? E principalmente qual a melhor técnica?
Nesse post, vamos responder algumas dessas perguntas, afinal são as dúvidas que mais surgem sempre que alguém está insatisfeito com a cor de seus dentes.
O que você vai encontrar no post: “Clareamento Dental Caseiro ou a Laser em Consultório: qual a melhor opção?”:
- Como pode ser feito o clareamento dental?
- O clareamento dental funciona? Qual das técnicas é mais efetiva?
- Qual técnica é mais rápida? Quanto tempo demora para clarear os dentes?
- Quanto tempo dura o clareamento feito nos dentes?
- E quanto a sensibilidade dentária. Qual técnica dói mais?
- Quais as restrições durante o Clareamento Dental Caseiro e de Consultório?
Como pode ser feito o Clareamento Dental?
Existem basicamente 2 técnicas para clarear dentes vitais, ou seja, aqueles dentes que não possuem tratamento de canal.
Clareamento Dental Caseiro
O clareamento dental caseiro é uma técnica que usa a moldeira flexível. O paciente leva as moldeiras para casa e sob orientação do dentista realiza ele mesmo o tratamento. O gel clareador é colocado diretamente na moldeira, que é então encaixada nos dentes.
Passo a passo de como usar o Whiteness Perfect no clareamento dental caseiro
Existem diferentes concentrações de gel clareador, e por isso podem ser seguidos diversos protocolos de uso:
- Uso noturno: aquele em que o paciente deve dormir com a moldeira com gel clareador.
- Uso diurno: deve-se usar a moldeira durante o dia por períodos que variam de 30 minutos a 2 horas.
A escolha do protocolo pode variar em função do grau de escurecimento dos dentes, sensibilidade do paciente, tipo do clareador dental e preferência do paciente por um ou por outro turno.
Os clareadores com maior concentração costumam clarear mais rapidamente, mas também podem proporcionar maior sensibilidade dentária. Então a escolha do melhor protocolo deve ser feita individualmente pelo dentista para cada paciente.
Clareamento Dental em Consultório
Também conhecido como clareamento a Laser, o clareamento dental em consultório é a técnica em que o dentista realiza o procedimento de clareamento dos dentes do paciente dentro do consultório odontológico.
Após o preparo da boca e proteção da gengiva (barreira gengival), o gel clareador é aplicado diretamente sobre os dentes sem o uso de moldeiras. O gel permanece sobre a superfície dental por aproximadamente 45 minutos, logo depois é removido.
O uso de laser ou luz para ativar o gel é dispensável, uma vez que não existem evidências científicas indicando um melhor desempenho do clareamento. Por isso o termo “a Laser” caiu em desuso, adotando-se apenas o termo “Clareamento Dental em Consultório”.
O Clareamento dental funciona? Qual das técnica é mais efetiva?
Tanto o Clareamento Caseiro como o de Consultório trazem bons resultados, obtendo clareamento real dos dentes.
Em geral, dentes naturalmente escurecidos costumam reagir muito bem ao clareamento. Já os dentes escurecidos por outras razões, como por exemplo os manchados pelo uso de tetraciclina (antibiótico), costumam ser mais desafiadores. Por isso é fundamental o diagnóstico de um profissional para determinar a melhor indicação de tratamento para clarear os dentes.
Qual técnica é mais rápida? Quanto tempo demora para clarear os dentes?
Os resultados do clareamento dental caseiro e em consultório podem começar a serem vistos já na primeira semana de tratamento.
Para quem procura resultados mais rápidos, é indicado a técnica mista. Ela consiste basicamente em sessões de clareamento em consultório aliadas ao uso caseiro do clareador.
O clareamento dental caseiro costuma demorar de 4 a 6 semanas. Resultados mais rápidos podem ser obtidos aumentando a concentração do gel clareador, mas isso também pode aumentar a sensibilidade dentária. Então, uma pré-avaliação do dentista é fundamental para determinar a melhor estratégia de tratamento.
O clareamento de consultório é feito por sessões. O número de sessões necessárias para clarear os dentes varia bastante em função do grau de escurecimento e expectativa do paciente. Mas em geral 3 a 4 sessões costumam proporcionar ótimos resultados. O intervalo ideal entre uma sessão e outra é de 1 semana.
Quanto tempo dura o clareamento feito nos dentes?
O clareamento dental pode durar por anos, tudo vai depender dos hábitos de higiene, tipos de alimentos consumidos e se o paciente é ou não tabagista.
Existem alguns estudos indicando que o clareamento dental caseiro teria melhores resultados em relação a estabilidade da cor a longo prazo.
Quanto a sensibilidade dentária, qual técnica dói mais?
O clareamento dos dentes costuma causar sensibilidade dentária em ambas as técnicas.
O grau de sensibilidade varia muito entre diferentes pessoas.
Quanto mais concentrado o gel clareador, maior o risco de sensibilidade dentária. Sendo assim o clareamento em consultório costuma gerar maior sensibilidade. Já no caso do clareamento dental caseiro é possível alterar a concentração do gel clareador buscando reduzir ao máximo a sensibilidade.
A sensibilidade dentária causada pelo clareamento é temporária, e existem formas de reduzir esse desconforto. Algumas sugestões são:
- Uso de pastas para dentes sensíveis;
- Bochecho de solução fluoretada durante o tratamento clareador;
- Uso de gel dessensibilizante;
- Evitar alimentos ácidos como o consumo de frutas cítricas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas, etc.
Quais as restrições durante o Clareamento Dental Caseiro e de Consultório?
No Clareamento Caseiro é importante evitar alimentos ácidos como frutas cítricas, bebidas alcoólicas e gaseificas,pois como já mencionado acima, isso ajuda a reduzir o risco de sensibilidade dental. Além disso é importante limitar o uso de alimentos corados como vinho tinto, café, ketchup, suco de uva e chás escuros pois podem interferir no resultado do tratamento.
No Clareamento em consultório, o consumo de alimentos corados também deve ser limitado principalmente nas 24h após a sessão de clareamento.
Nas duas técnicas fumar não é indicado nem durante nem após o tratamento, pois pode afetar o resultado. Além disso o fumo é um dos hábitos que mais escurece os dentes!