Mitos e verdades sobre o clareamento dental

Mitos e verdades sobre o clareamento dental

Um sorriso com dentes brancos e bem alinhados é o desejo da grande maioria das pessoas. Um dos tratamentos mais populares para a conquista do sorriso branco é o clareamento dental. O procedimento é simples e pode ser feito no consultório do dentista ou até mesmo por você, em casa mesmo. importante nesse último caso, é ter uma avaliação prévia de um especialista e seguir as recomendações adequadas.

A busca pelo clareamento dental vem crescendo muito nos últimos anos. De acordo com os dados de uma operadora de planos odontológicos, a procura pelos beneficiários por clareamento dos dentes aumentou 47% em 2022, em comparação com o ano anterior, sendo que a procura maior é da faixa etária de 21 a 30 anos. As pessoas estão mais preocupadas com a aparência e também estão mais conscientes da importância de ir ao dentista frequentemente.

Mesmo com a alta na procura pelo procedimento, o clareamento dental ainda gera muitas dúvidas que acabam por desestimular algumas pessoas. Por isso trouxemos esse post com alguns mitos e verdades sobre o tratamento para branqueamento dos dentes.

O clareamento dental danifica os dentes?

Mito. O dente pode ficar mais sensível, mas não poroso ou enfraquecido. Isso ocorre porque os poros ou canalículos ficam abertos para que o gel clareador libere as moléculas de pigmento que estavam impedindo a luz de passar. Porém, o procedimento de clareamento dental não corrói o esmalte do dente e essa sensibilidade tende a diminuir após o tratamento.

As restaurações mudam de cor?

Mito. O que muda de cor é o dente natural, ele vai ficar mais branco. O material clareador não é capaz de alterar a cor das restaurações e próteses dentárias. Dessa forma, após o clareamento dental é necessário fazer a troca de restaurações e próteses que aparecem durante o sorriso.

Todas as pessoas podem fazer o clareamento dental?

Mito. O procedimento não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, indivíduos com doença periodontal e presença de muitas restaurações estéticas e/ou retrações gengivais. O clareamento também é contraindicado para crianças de até 10 anos.

A ingestão de alguns alimentos são proibidos durante o tratamento?

Verdade. Para se obter o resultado desejado é importante tomar cuidado com alimentos que tenham corantes. Assim o café, refrigerantes a base de cola, beterraba, chocolate e chá preto podem interferir na durabilidade do tom alcançado no procedimento. Por isso, mesmo após o tratamento, é indicado sempre tomar cuidado com o que é ingerido. É recomendado também evitar os cigarros, já que podem causar manchas nos dentes.

Cremes dentais funcionam como clareadores?

Mito. Os cremes dentais possuem pouco agente clareador em sua fórmula ou não possuem e por isso não são capazes de exercer essa função. Porém, as pastas de dentes que são tidas como “branqueadoras” ou “clareadoras” possuem mais agentes abrasivos do que as comuns e podem retirar manchas superficiais que tornam o dente mais branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de compra!
× Como posso te ajudar?